segunda-feira, 29 de abril de 2013

Estes Não Encontram Explicação Nem Solução Para A Crise. Mas Os Tós-Zés Sim. Bravo !


Ora leia algumas conclusões a que chegaram num recente seminário do Fundo Monetário Internacional (FMI) para repensar a política económica, organizado pelo próprio economista-chefe, Oliver Blanchard, e três especialistas na área.
Um deles, o prémio Nobel de Economia George Akerlof, da Universidade da Califórnia, ilustrou com uma vívida analogia o estado de incerteza em que se encontra a profissão de economista.
"É como se um gato tivesse subido numa árvore enorme. O gato, logicamente, é a crise. A minha posição é: 'Meu Deus, esse gato vai cair e eu não sei o que fazer!'", disse.
Outro dos organizadores, David Romer, da mesma universidade, aproveitou a analogia e acrescentou: "O gato está sobre a árvore há cinco anos. Está na hora de obrigá-lo a descer e a garantir que ele não volte a subir".
O problema para os economistas, segundo o quarto anfitrião da conferência, o também prémio Nobel de Economia Joseph Stiglitz, é que "não há uma boa teoria económica que explique por que o gato ainda está na árvore".

A analogia dos gatos usada pelos especialistas dá uma ideia do grau de incerteza reinante nesse grupo estelar de economistas (continuar a ler aqui)

Sem comentários: