sábado, 23 de fevereiro de 2019

A Mentira Vira Verdade

As pessoas são capazes de acreditar que as mentiras que contam são verdade depois de apenas 45 minutos.
É o que garantem os experimentos idealizados pela equipe da professora Angela Gutchess, da Universidade Brandeis (EUA).

Os pesquisadores usaram eletroencefalograma (EEG) para monitorar a atividade cerebral de adultos jovens e idosos enquanto eles davam respostas verdadeiras e falsas em questionários. Depois de 45 minutos, eles eram novamente avaliados para verificar se lembravam das mentiras que haviam dado.

O grupo mais velho, com idades entre 60 e 92 anos, mostrou-se significativamente mais propenso a aceitar como verdade uma mentira que haviam contado menos de uma hora antes - em comparação com o grupo com idades entre 18 e 24 anos.
Embora a pesquisa seja diferente, este resultado é coerente com um estudo recente que mostrou que os idosos são mais propensos a acreditar em notícias falsas.
"Os adultos mais velhos têm mais dificuldade em distinguir entre o que é real e o que não é real," afirmou a pesquisadora Laura Paige, acrescentando que os resultados sugerem que contar uma mentira embaralha a memória das pessoas mais velhas, de forma que elas têm mais dificuldade em recordar o que realmente aconteceu.

Os dados do EEG revelaram que mentir envolve os processos cerebrais responsáveis pela memória de trabalho. Isso sugere que uma mentira pode se inserir na memória e se tornar tão real quanto a verdade.
"Mentir altera a memória. Isso cria uma nova memória para algo que não aconteceu," disse ela.

A pesquisa foi publicada na revista Brain and Cognition.

Fonte: DS 

Sem comentários: