quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Nova Ferramenta Para Exames Pré-natais

A equipa liderada pelo investigador Dennis Lo, da Universidade Chinesa de Hong Kong, conseguiu pela primeira vez sequenciar o genoma de um feto a partir de uma amostra de sangue da mãe.

Em 1997 Dennis Lo descobriu que era possível detectar o ADN do feto no sangue da mãe, o que prometia métodos menos invasivos de rastreio que as actuais amniocentese e amostra das vilosidades coriónicas.
Durante anos, a dificuldade em distinguir o ADN da mãe do ADN fetal dificultou a aplicação clínica deste conhecimento mas agora a equipa garante já haver tecnologia para detectar qualquer doença genética a partir do sangue da mãe.

Os custos tecnológicos, contudo, do processo tornam para já o passo apenas uma "prova de conceito". Custaria algo como 200 mil dólares por caso, avançou Dennis Lo, citado pela News Scientist. O cientista espera ter um teste a cinco doenças comuns por 2000 euros disponível no próximo ano.
Fonte: J i

Numa época em que as mulheres são mães cada vez mais tarde, o que implica exames pré-natais intrusivos, como a amniocentese é importante a descoberta de processos menos invasivos, o problema, como sempre, são os custos, mas também como muitas vezes acontece é provável que com o tempo o processo possa ficar mais acessível.

Sem comentários: