domingo, 28 de agosto de 2011

Mulheres e Homens Percepcionam o Medo De Forma Diferente

Homens e mulheres apresentam diferenças significativas na forma como antecipam experiências emocionais negativas.
Essas diferenças influenciam a forma como a experiência negativa é lembrada mais tarde, uma vez que a antecipação da emoção reforça a memória do acontecimento.
Na iminência de uma experiência negativa, o cérebro feminino apresenta uma actividade cerebral intensa. Já o cérebro masculino mantém um comportamento estável.

A Dra. Giulia Galli, da Universidade College London, no Reino Unido, afirma que os dados neurológicos recolhidos na pesquisa sugerem que a mulher é mais sensível emocionalmente do que o homem, o que afecta a forma como elas se lembram dos eventos negativos mais tarde.
"Por exemplo, ao assistir a cenas perturbadoras num filme, muitas vezes há pistas de que algo 'mau' vai acontecer, como uma música emotiva. A pesquisa sugere que a actividade cerebral nas mulheres entre a 'dica' e a própria cena perturbadora influencia o modo como a cena será lembrada. Para a memória dos homens, o que importa é, principalmente, a actividade cerebral que sente durante a própria cena em si", diz Galli.

Embora a investigação tenha sido efectuada com pequeno grupo, apenas 30 pessoas, a descoberta pode ser útil no estudo de transtornos psiquiátricos, como a ansiedade, quando se verifica uma expectativa excessiva em relação a acontecimentos futuros.

"Ao antecipar um acontecimento desagradável, as mulheres podem espontâneamente accionar estratégias para anular o impacto das emoções negativas," disse o Dr. Leuen Otten, coautor da pesquisa. (Fonte:DS)

Sem comentários: