segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Bactericida Usado Em Productos De Higiene Pode Causar Danos Ao Coração E Músculos


O triclosan, composto químico bactericida, usado largamente em sabonetes e vários outros produtos de higiene pessoal, inibe as contracções musculares a nível celular.
O estudo feito em animais de laboratório mostrou uma redução dramática na capacidade muscular, inclusive do coração.

"Embora o triclosan não seja regulamentado como medicamento, este composto age como um potente depressivo cardíaco nos nossos modelos."
A conclusão é que o composto, usado com bactericida em produtos de higiene pessoal, pode fazer muito mais mal do que bem - e não apenas para o homem, mas também para outras formas de vida no meio ambiente.

Como o químico é liberado pelo corpo humano e pela lavagem dos tecidos, os investigadores avaliaram também o impacto sobre a vida aquática. Peixes expostos ao triclosan na água tiveram uma significativa redução na capacidade de nadar, mesmo nos testes em que tinham que fugir de predadores.
"As agências reguladoras definitivamente precisam reconsiderar se o triclosan deve ser permitido em produtos de consumo," afirmou Isaac Pessah, coautor do estudo.

O triclosan está entre os compostos químicos detectados na água potável de 16 capitais brasileiras.
Outro estudo mostrou que jovens muito expostos a sabonetes antibacterianos contendo triclosan podem sofrer mais alergias.
Pesquisas anteriores já haviam ligado o triclosan a outros efeitos perigosos para a saúde, incluindo interrupção da actividade hormonal do sistema reprodutivo e da sinalização celular no cérebro.

Sem comentários: