quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Nova Descoberta Trouxe Informações Sobre O Modo Como O Cérebro Actua Em Casos De Depressão E Ansiedade

O inibidor de JNK alivia a ansiedade e a depressão
controlando as células nervosas recém-nascidas no hipocampo.
[Imagem: Turku Centre for Biotechnology]
Em termos simples, foi identificada uma nova substância que alivia a ansiedade e o comportamento depressivo.
A descoberta foi feita pela equipe da professora Eleanor Coffey, da Universidade Abo Akademi (Finlândia), em colaboração com colegas dos EUA.

Coffey descobriu que, quando activa, uma proteína chamada JNK inibe o nascimento de novos neurónios no hipocampo, uma parte do cérebro envolvida nas emoções e na aprendizagem.
A JNK é uma proteína que ajuda a regular o processo de autodestruição celular, ou apoptose - é uma quinase cujo nome é uma sigla para c-Jun N-terminal Kinase.
Ao inibir a JNK unicamente nas células nervosas recém-geradas no hipocampo, os investigadores conseguiram aliviar a ansiedade e o comportamento depressivo em animais de laboratório.

Este mecanismo, desconhecido até agora, traz uma nova visão sobre como o cérebro funciona para regular o humor e indica que os inibidores de JNK, como o usado na investigação, podem fornecer uma nova via para o desenvolvimento de drogas antidepressivas e ansiolíticas.
E é particularmente importante, uma vez que muitos pacientes não respondem aos tratamentos actuais e há muito tem sido reconhecida a necessidade de uma nova compreensão dos mecanismos fisiológicos envolvidos nesses distúrbios para que se possa desenvolver medicamentos eficazes contra a depressão resistente aos tratamentos actuais.

A depressão e a ansiedade são distúrbios altamente prevalentes e representam uma das maiores causas de incapacitação em todo o mundo.

Sem comentários: