Uma equipa de médicos franceses realizou com sucesso o primeiro enxerto de um brônquio artificial. Uma operação inédita que permitiu evitar a remoção completa de um pulmão a um paciente de 78 anos que sofria de cancro.
A parte afectada do órgão foi substituída por um brônquio artificial, construído com tecido da aorta, reforçado com uma estrutura metálica.
O cirurgião Emmanuel Martinod, que dirigiu a equipa de médicos do hospital de Avicenne, nos arredores de Paris, explica que “o primeiro passo foi o normal, a remoção do cancro, como em qualquer paciente. Mas quando se verificou que era impossível ligar os brônquios, foi necessário recorrer a este brônquio artificial”.
A cirurgia foi realizada em Outubro de 2009, mas a equipa médica esperou até agora para a dar a conhecer, para confirmar o sucesso da operação.
Euronews
É na Ciência e na Saúde que o Mundo mais tem progredido. Pena que princípios como o da proporcionalidade, razoabilidade e legalidade se afundem a cada dia que passa, tal como os valores e os direito/deveres.
Sem comentários:
Enviar um comentário