segunda-feira, 20 de julho de 2009

O Mais Longo Eclipse do Séc.XXI



Oriente ficará mergulhado na escuridão.

Dentro de dois dias, a Índia e a China vão viver uma escuridão, com mais de seis minutos, devido ao eclipse solar mais longo do século XXI. O eclipse poderá ser observado por dois mil milhões de pessoas.

Só daqui a 123 anos, a Lua vai esconder o Sol durante mais de seis minutos e 39 segundos, a duração prevista para o eclipse solar que esta quarta-feira vai deixar o Oriente às escuras.

Índia, Nepal, Butão, Bangladesh, Birmânia, China e até mesmo as ilhas japonesas de Ryukyu vão mergulhar no escuro pouco depois do amanhecer.

A Índia vai ser a primeira a assistir ao eclipse, no estado indiano de Guarajat a partir das 6:23 da manhã, hora local, a Lua vai começar a encobrir o Sol.

Para indianos e chineses os eclipses inspiram maus presságios e quanto mais longos são tanto pior. Um astrólogo de Bombain diz que o fenómeno representa um momento muito perigoso para o universo.

Guerras, atentados, catástrofes naturais trazidas pelo escuro, acreditam os astrólogos e os que ainda nos dias de hoje confiam nos mitos e lendas da antiguidade.

O site chinês Baidu.com diz que a probabilidade de ocorrerem actos violentos ou guerras por ocasião de um eclipse total é de 95 por cento

TSF

Sem comentários: