Portugal voltou ao 8º lugar do TOP mundial do risco de bancarrota. Está, de novo, acima de 23% de probabilidade de default (incumprimento da dívida), depois de ter fechado ontem nos 21% e em 9º lugar. Subiu de novo acima dos 300 pontos base em termos de custo dos famosos cds - credit default swaps -, seguros contra o risco de incumprimento das obrigações da divida soberana. Fonte: Expresso
Vários alertas foram feitos nos últimos anos sobre o perigo do endividamento externo. Portugal não gera poupança interna suficiente e, por isso, é obrigado a recorrer ao exterior para alimentar Estado, empresas e famílias. Esse é, aliás, um dos pontos em que a situação portuguesa é pior do que a grega, embora, considerando apenas as contas públicas, a Grécia esteja em maiores dificuldades.
Aos vários alertas o Governo responde com mais gastos e a faz orelhas moucas a todos os avisos. Mas, não está só, neste funeral leva muitos acompanhantes - pena que mais cedo ou mais tarde não seja só esta gente a pagar os erros da Governança .
Sem comentários:
Enviar um comentário