sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Educação E Justiça Ou A Falta Delas ...


Não só a educação é injusta como a justiça tem falta de educação.

É desumano deixar uma pessoa durante anos num limbo de culpabilidade sem nada acontecer. Se é político, ainda tem o benefício da dúvida perante a opinião dos amigos e conhecidos.(...).
Mas ao simples cidadão tal pode acontecer, sem apoios de um partido político sem dinheiro para se defender; e é uma verdadeira tortura (...). É infame.
Saberemos que a justiça em Portugal funciona, se ninguém se lembrar do nome do procurador. Enquanto tal não acontecer, significa que a justiça não é justa - afirma com toda a razão Luís Campos e Cunha,hoje, no Público.

Referindo-se às reprovações no ensino, tal como muitos de nós, que são necessárias, principalmente,pelos efeitos que têm nos alunos que chumbam. As reprovações são úteis para os alunos que passam e estudaram. É o prémio (...). É a cultura de responsabilidade que está em causa. Educar é preparar para a vida. (...) Essa preparação é não só técnica e científica, mas também ética e cívica. Também a filosofia seguida nas escolas de educação a partir dos anos setenta e que foi importada dos Estados Unidos - Boston, há muito que se manifestou completamente errada, e os resultados estão à vista.

O que todos sabemos tal como como afirma LCC, "Sem justiça não há cidadania nem vida democrática. Sem uma boa escola não há justiça social.

Sem comentários: