A queda do meteorito que causou cerca de mil feridos em várias localidades dos Montes Urais, na Rússia, não está relacionada com a passagem do asteroide DA14. Esta é a garantia dada pelos cientistas da NASA - a estação espacial norte-americana.
De acordo com a NASA, a trajectória do meteorito que atingiu a Rússia é «significativamente diferente» daquela seguida pelo asteróide que esta sexta-feira passa, a partir das 19:00, próximo da Terra.
Os cientistas referem, contudo, que esta é posição da estação espacial norte-americana numa altura em que «ainda está a ser recolhida informação» relativa ao meteorito russo, ou seja, esta é a uma análise preliminar.
«Nos vídeos do meteorito, verifica-se que surge da esquerda para a direita frente ao sol, o que significa que viajava de Sul para Norte. A trajectória do asteróide DA14 é na direcção oposta, de Sul para Norte», esclarece a nota da NASA.
A Academia Russa das Ciências estima que o meteorito tinha uma massa de cerca de dez toneladas quando entrou na atmosfera terrestre e começou a desintegrar-se a uma altitude entre 30 a 50 quilómetros.
O meteorito caiu a cerca de 80 quilómetros da cidade de Satkí, na região com o mesmo nome, explicou um porta-voz governamental à agência oficial RIA-Novosti.O exército russo encontrou entretanto uma cratera com seis metros de diâmetro, acrescenta a Russia Today.
Fonte: tvi24
2 comentários:
De acordo com o líder do Partido Liberal Democrático, Vladimir Jirinovski, Ria-Novosti agência informou, não era um meteorito, mas "um teste de armas americanas". METEORITO PARA VENDA.Aqui:http://www.corriere.it/esteri/13_febbraio_15/meteorite-urali_d12c878a-7749-11e2-a4c3-479aedd6327d.shtml
A área onde ocorreu a explosão fica a 100 km do local de armazenamento e eliminação pode ser encontrada em dezenas de toneladas de plutónio tratado para a produção de armas. Na região de Chelyabinsk é também fácil eliminar armas químicas de Shchuchye, que contém cerca de 6 mil toneladas de agentes nervosos como o sarin e VX.
Enviar um comentário