quinta-feira, 29 de setembro de 2022

A Frase (215)

Para o eleitor comum não deixa de causar um certo amargo de boca, perante a instabilidade que 2023 trará à Europa, ver os dois maiores partidos portugueses dedicados, respetivamente, a negar a realidade e a prometer o impossível.               (Sebastião Bugalho, DN)
 
Quando António Costa mascarou um corte aos pensionistas, o PSD lançou um outdoor pelo país fora, prometendo "nenhum corte nas pensões". Confesso que fiquei à beira do acidente rodoviário ao contemplar tamanha jura. "Nenhum corte nas pensões", senhores automobilistas, garante o PSD. Quer isto dizer que diante da desonestidade do governo - que não quer assumir os cortes que preservariam a sustentabilidade da Segurança Social - o maior partido da oposição responde com irresponsabilidade, propondo indexar as pensões a uma inflação de 7,4%, o que levaria o défice para níveis incomportáveis, em crise ou fora dela.

Durante quatro longos anos, o PSD foi liderado pelo político mais inepto, indolente e errático de que há memória. Rui Rio entregou a governação a António Costa, a oposição a André Ventura e o país a uma maioria absoluta incapaz de lidar com a crise que aí vem.

É cedo demais para a nova liderança do PSD se assemelhar a essa incompetência. Mas não é tarde demais para dar um passo atrás.

Sem comentários: