quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Paternidade Reflecte Experiências Do Homem ...


... Enquanto Filho

As situações e experiências que um filho viveu com sua família afectam directamente o seu comportamento quando ele se torna pai.

A conclusão é do psicólogo Rubens Maciel, da Faculdade de Saúde Pública da USP, que estudou quais são as experiências típicas vividas pelo homem que espera seu primeiro filho.

Segundo ele, a paternidade é um assunto muito pouco abordado em teses, especialmente do ponto de vista da psicanálise.

A primeira delas é o património afectivo, que, segundo o psicólogo, são os valores que a criança aprende com seus familiares.

"Tolerância, sensibilidade, interesse verdadeiro, amor e consideração são alguns deles. Caso uma criança tenha vindo de uma gravidez indesejada e tenha interrompido projectos do casal, ela poderá receber dos pais um património afectivo negativo".

A segunda categoria é a responsabilidade, que em relação aos filhos, exige maturidade e estrutura emocional.

E a terceira, é o que Maciel chama de desejo inconsciente. Esse será o diferencial entre os pais mais maduros e os mais imaturos, já que é nessa categoria que o psicólogo mostra o quão importante é a infância do homem que, em breve, será pai

A pesquisa também apontou que cada história de vida gera uma individualidade. Nos casos, em que a vida familiar foi turbulenta e em que havia conflitos entre os pais, o homem mostrava-se menos preparado para lidar com as exigências da paternidade

Constatou-se que alguns pais também possuíam um sentimento messiânico em relação aos filhos.

"Esses pais crêem que, no futuro a paternidade lhes trará um estado de grande satisfação, que os salvará de seus problemas e frustrações actuais. Eles acreditam que o filho será a salvação do casamento, o motivo de orgulho e felicidade da união. Essas expectativas não correspondem à realidade," relata Maciel.

Fonte:DS

Sem comentários: