segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O Amarelo


Na simbologia da antiga China, era a cor da terra do loesse e representava a região do 'centro'. A cor do ouro é muitas vezes denominada 'amarelo', motivo pelo qual os deuses frequentemente eram representados na cor amarelo-ouro. Na sua teoria das cores, Goethe considerava-a 'uma cor alegre, vivaz e delicada, mas que resvala facilmente no desagradável, porque a menor mistura torna-o sem valor, sem graça e sujo'.
No simbolismo popular das cores o amarelo-vivo é associado à inveja e ao ciúme, provavelmente por causa do humor corpóreo que os antigos chamavam de 'bílis' amarela', de acordo com a teoria dos quatro humores em vigor até à idade moderna, aquela substância (em grego 'chole') associava-se ao tipo 'colérico'.
O amarelo, porém, é visto com mais frequência como a cor do Sol: na sua natureza ambivalente,é ' a cor do instinto que se irrita muito facilmente, do pressentimento e da suspeita, mas reavivada pela intrusão de uma energia solar peculiar'.
Na concepção de mundo dos maias antigos, o amarelo está associado ao ponto cardeal Sul.
O amarelo é uma cor que desperta sentimentos muito diferentes, para uns grande alegria e bem estar, para outros aversão. Quando estou alegre sinto-me bem com o amarelo, reconheço que é uma cor arrojada.

Sem comentários: