terça-feira, 28 de abril de 2009

O Que Significa Vírus A/H1N1


Os pesquisadores catalogaram o vírus da gripe suína, que já provocou mais de 100 mortes no México, de A/H1N1. O H1N1 é o vírus comum da gripe humana. Vários subtipos de vírus já foram encontrados nos porcos, como o H1N2, H3N1 e até o H3N2, que passou dos humanos para os porcos.

Segundo as autoridades de saúde, o maior risco da transformação do actual surto  numa epidemia mundial - uma pandemia - não está na infecção de seres humanos por porcos, mas na transmissão entre humanos, quando o vírus sofre mutações e pode  tornar-se mais agressivo.

O que significa A/H1N1?

A letra A indica o tipo mais variável de vírus, com potencial de fazer adoecer o maior número de pessoas. Os vírus da gripe humana são classificados em A, B ou C, de acordo com esse critério.

A letra H, de H1N1, é a inicial de hemoglutinina, uma proteína localizada na superfície externa do vírus e que ele utiliza para se fixar nas células humanas. O nome vem da aglutinação das células do sangue.

A letra N, de H1N1, é a inicial de neuraminidase, uma proteína que quebra os açúcares da célula sob ataque para liberar novos vírus.

Como as duas proteínas se localizam no lado externo do vírus, são elas que o sistema imunológico detecta e que os cientistas procuram atingir na busca por formas de matar o vírus.

Existem 16 tipos de hemoglutinina e 9 tipos de neuraminidase. Apenas as hemoglutininas 1, 2 e 3 ocorrem nos seres humanos (daí os H1, H2 e H3 nas denominações dos vírus). Da mesma forma, apenas as neuraminidases N1 e N2 são frequentes no ser humano.

Os outros tipos são encontrados em aves. Como não ficam engripadas - os vírus atacam o seu sistema digestivo e não o sistema respiratório - as aves migratórias misturam os vírus em escala mundial.


3 comentários:

Pata Negra disse...

Obrigado pela informação técnica. Contudo, para mim, isto não passa de uma campanha negra contra o Reino dos Leittões!
Nada de alarmes, morramos primeiro e discutamos depois!
Um abraço suíno

c.f. disse...

As coisas que se aprendem contigo!!!!!
Então quer dizer que se pode comer leitõezinhos?

mfm disse...

c.f.:
Em princípio pode-se comer carne de porco ,mas à cautela ...!Preservem-se os leitões!

Pata Negra:Todas as coisas têm uma causa ! Portanto é mais uma selecção natural para o homem,e uma protecção para os leitões !
Um abraço. Para não ficares à roda!