domingo, 27 de dezembro de 2009

O Futuro Já Começou?


Bem, talvez, tenhamos apenas chegado ao prelúdio do futuro - da verdadeira e radical mudança, que raramente respeita calendário.

" É curioso como a primeira década do séc. XXI é a imagem invertida da década anterior", diz João Cardoso Rosas, especialista em filosofia contemporânea. "
Foi em 2001, um ano quase tão mítico como 2000, que chocaram com a realidade,violentamente, os sentimentos positivos -( parecidos talvez com os anos que se viveram no início do séc. XX, quando se pensava que não haveria mais nenhuma guerra), foi ali que começou a " década do Inferno", como lhe chamou a revista Time .

"O sentido que os atentados de 11 de Setembro imprimiram à década foi o de regresso ao medo e ao pessimismo. Houve um recuo na democratização, em países que julgámos que se iriam tornar democracias.

Tudo isto teve um clímax em 2008, com a crise financeira. Está-se a verificar um refluxo a nível global", diz Cardoso Rosas.
A História, portanto, não acabou . À crise de segurança e económica, juntou-se "a crise ecológica", o aquecimento global.

Quando começa um século - ou uma década - tem-se esperança de que tudo vá mudar. Mas, o difícil é perceber o que é de facto uma mudança com capacidade para durar, para transformar, e o que não passa de espuma dos dias.

Fonte: "A década em que o futuro começou"Clara Barata, Pública

Sem comentários: