Os alunos com mais de 15 anos retidos no 8º ano de escolaridade têm este ano lectivo mais uma hipótese para concluir o ensino básico. Para isso é preciso que se autoproponham às provas nacionais de Português e de Matemática do final do 3º ciclo, em Julho, e façam ainda os exames a nível de escola em todas as disciplinas do 9º ano. Em caso de aproveitamento, transitam directamente para o 10ºano, terminando assim o ensino básico, sem que para isso seja necessário passar pelo 9º ano.
Não percebo, não sei se alguém perceberá como é que alunos que não tiveram aproveitamento no 8º ano e portanto que nunca tenham frequentado o 9º ano, consigam ter aproveitamento em exames de disciplinas do 9º ano.
Claro, já sabemos como se governa em Portugal, facilmente se ajustará uma maneira engenhosa que de algum modo possa justificar e enaltecer tal medida. Basta elaborar provas para estes exames ao jeito costumeiro do ME ou seja à medida dos resultados pretendidos.
Cada vez mais nos afastamos do que é justo e ético, para vivermos num país de mentira, de faz de conta que é - mas não é, e se assim continuarmos cada vez seremos menos. Reparem no belo exemplo que se dá aqueles que estudam e não faltam . Sim, porque esses para chegarem ao 10º ano não podem saltar um ano (como é lógico), mas aos que não tiveram bom comportamento escolar oferecem-lhes um bónus. E, já agora, imaginem que alguns dos alunos por qualquer prestidigitação conseguem transitar directamente para o 10º ano? Com a 'bagagem' que trazem como conseguirão integrar-se e progredir?
Já quase não consigo indignar-me com o estado a que têm levado o país e o modo como têm destruído o Sistema Educativo, só já sinto PENA muita PENA.
Sem comentários:
Enviar um comentário