sábado, 14 de agosto de 2010

Hoje Só Sabemos De Onde Viemos


Enquanto a zona euro cresceu ao ritmo mais rápido desde 2006, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional voltou a crescer próximo de zero, registando a quarta pior performance da Europa. O primeiro-ministro, José Sócrates, saudou ontem o que considerou serem "boas notícias" para Portugal e para a Europa. Para o governante, o valor de crescimento do PIB é "um número bom".

Entretanto poucos pactuam com o optimismo do primeiro ministro. Teresa Gil Pinheiro, BPI afirmou ao Público que"A economia vai abrandar na segunda parte do ano, à medida que se for sentindo o impacto das medidas de austeridade". Do mesmo modo, João Borges, coordenador do Núcleo de Estudos da Conjuntura Económica Portuguesa da Universidade Católica, afirmou à Lusa que "o segundo semestre terá um crescimento bem inferior ao do primeiro, quando se começar a sentir na economia o impacto negativo das medidas de natureza fiscal".

Eles vão falando, falando, mas cada vez se torna mais difícil compreender a realidade do país em que vivemos.
Ora é o Governo a fazer afirmações que pouco tempo depois são desmentidas, ora é a oposição , comunicação social e outros órgãos sociais que intervêm e são desmentidos pelo Governo.

É difícil avaliarmos o que somos, para onde vamos e o que seremos no futuro.
Hoje, só sabemos de onde viemos - É triste.

Sem comentários: