quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sr. Contente Diga À Gente Com Vai Este País ...


Os casos de insolvência em Portugal não param de crescer, tendo no terceiro trimestre atingido o valor mais elevado em dois anos.
No terceiro trimestre deste ano, Portugal registou 1.730 novos processos de insolvência, mais 37% do que no período homólogo de 2009 e um acréscimo de 11% face ao trimestre anterior, segundo o Departamento de Gestão de Risco da Crédito y Caución, com base nos processos de insolvência publicados em Diário da República.

O Bank of America Merrill Lynch reduziu o ‘target’ e reiterou a recomendação de ‘underperform’ para as acções da Brisa.
Para os analistas do banco norte-americano, o elevado risco soberano de Portugal é também um ponto negativo para a Brisa e, nesse sentido, reiteram a recomendação de ‘underperform' para os títulos da companhia.

Quando regressou da sua visita oficial a Angola, em Julho deste ano, Cavaco Silva trouxe uma boa notícia na bagagem: as dívidas do Estado angolano aos empreiteiros portugueses com obra no país começariam, finalmente, a ser pagas.

Quando Cavaco Silva fechou um acordo de boas intenções com o seu homónimo José Eduardo dos Santos para desbloquear os pagamentos em falta às empresas nacionais, esqueceu-se de garantir também que o dinheiro poderia saltar a fronteira sem limitações nem barreiras.
Como esse ‘desbloqueador' não foi acautelado, o que acontece é que o dinheiro que tem saído do Estado angolano mantém-se em... território angolano, porque permanecem as barreiras ao repatriamento de divisas no país.

O gabinete de estudos da Católica (NECEP) prevê que a economia portuguesa tenha uma contracção de 0,7% em 2011 devido às medidas de austeridade apresentadas pelo Governo.
Assim, a nova previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2011 é de -0,7%, uma revisão em baixa face à estimativa de Julho (crescimento de 0,1%), explicada pelo NECEP com "o anúncio das linhas gerais do OE 2011".
E... mais um "dano colateral" da política de austeridade: Portugal não está a conseguir absorver os fundos comunitários como seria desejável. A advertência foi hoje deixada em Lisboa pelo comissário europeu do Orçamento

O PSD disse hoje ter confirmado que nos últimos dias desapareceram contratos da base de dados do Governo sobre contratação pública e exigiu que o executivo preste explicações sobre isso com urgência.

Sem comentários: