segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Os Fantasmas E As Miragens

Uma vez, havia dois vendedores que era amigos. Cada um deles tinha 500 carroças e estavam se preparando para viajar juntos ao mesmo lugar, pela mesma entrada.

Mas um deles pensou que seria muito melhor partir primeiro:
— A estrada não será estragada pelas carroças, os bois poderão escolher a melhor grama, encontraremos as melhores frutas e vegetais para comer, muitas pessoas apreciarão minha liderança e poderei pedir os preços menores!

Já o outro vendedor pensou que seria melhor partir em segundo lugar:
— As carroças do meu amigo vão deixar a estrada melhor, então não terei que fazer qualquer trabalho. Seus bois comerão bastante grama velha, e a grama fresca sobrará para os meus bois. Eles vão comer as frutas e vegetais mais velhos, e os mais frescos sobrarão para as pessoas da minha caravana. E não terei que desperdiçar meu tempo para pedir melhores preços menores, pois ele já vai ter feito isso
primeiro!
Então, ele concordou em deixar o seu amigo ir primeiro. O primeiro vendedor pensou que se daria melhor, mas sua viagem foi cheia de problemas. Sua caravana passou pelo Deserto Sem Água. As pessoas diziam que este deserto era assombrado por fantasmas.
No meio do deserto, eles encontraram uma grande caravana que vinha da direção contrária. Suas carroças tinham cheiro de lama e água pingando. Eles tinham flores de lótus nas mãos e nas carroças. O chefe eles disse ao vendedor:
— Por que vocês estão carregando tanta água em suas carroças? Em pouco tempo vocês chegarão naquele oásis. Lá há muita água para beber e tâmaras para comer. Seus bois estão cansados de puxar estas carroças pesadas. Jogue fora a água e seja bondoso com seus animais!
Apesar de ter sido alertado, o vendedor não percebeu que eles não eram pessoas reais, mas sim fantasmas disfarçados. Confiando neles, o vendedor jogou fora toda a água. Conforme continuaram a caminho, eles não encontraram nenhum oásis e as pessoas da caravana perceberam que tinha sido enganadas pelos fantasmas.
Elas começaram a reclamar e a acusar o vendedor. No fim do dia, todas as pessoas e animais estavam muito cansados por causa da sede. Então, todos se deitaram de qualquer jeito no chão e dormiram. Durante a noite, os fantasmas vieram de forma amedrontadora e devoraram as pessoas e os animais!
Depois de muitos meses, o segundo vendedor começou sua viagem. Quando chegou no deserto, ele juntou as pessoas da sua caravana e as aconselhou:
— Este é o Deserto Sem Água e ouvi falar que ele é assombrado por fantasmas. Devemos ser muito cuidadosos!
Assim como a primeira caravana, no meio do caminho eles foram encontrados pelos fantasmas disfarçados. Eles disseram que o oásis estava próximo e que deveriam jogar fora a água.
Mas o vendedor inteligente sabia que não havia um oásis no Deserto Sem Água e suspeitou que eles fossem fantasmas. Então o vendedor disse:
— Somos homens de negócios e não jogaremos fora nenhuma gota d'água antes de sabermos o que virá.
E disse às pessoas da sua caravana:
— Até encontrarmos o oásis, não acreditem nestas pessoas, que podem ser fantasmas. O oásis que eles apontam pode ser apenas uma miragem. Vocês não ouviram falar que este é o Deserto Sem Água? Vocês não viram que não há nenhuma nuvem de chuva? Se acreditarmos nestes estranhos e jogarmos fora nossa água, depois poderemos ficar fracos e com sede. Seria fácil para os fantasmas nos nos roubarem e nos devorarem. Então, não vamos jogar fora nenhuma gota d'água!
A caravana continuou a caminho e de noite chegaram ao lugar onde as pessoas e os animais da primeira caravana tinham sido devorados. Suas carroças e os ossos estavam espalhados pelo chão. Então, o vendedor disse para algumas pessoas ficarem vigiando o acampamento durante a noite.
No dia seguinte, eles tomaram o café da manhã e alimentaram os bois. Eles também levaram as coisas mais valiosas que tinham sido deixadas pela primeira caravana. Graça ao vendedor inteligente, eles terminaram sua jornada com sucesso, fizeram bons negócios e retornaram sãos e salvos para suas famílias.


Devemos ser sábios para não sermos enganados pelas trapaças e falsidades

1 comentário:

Unknown disse...

Interessante Conto, mas, faltou mencionar a fonte.