sábado, 4 de dezembro de 2010

Recordar Aquele Tempo

Coragem, Carisma, Convicção

Naquele tempo Setúbal era uma cidade em ebulição. Perseguições, insultos, ameaças, greves com piquetes actuantes e intimidatórios. Neste ambiente hostil Sá Carneiro teve a coragem de discursar em vários comícios e empolgar velhos e muitos, muitos jovens, que, correndo perigo de vida deslocavam-se para o ouvir, enfrentando apedrejamento, matracas e algumas vezes tiroteio.
Não, não estive presente mas sim familiares muito próximos. Sim, observei os grupos munidos de ferros, paus e objectos cortantes que se direccionavam para impedir que os comícios se efectuassem. Sim, ouvi o som do tiroteio e o rebentamento de bombas debaixo dos carros. Sim, senti medo, nunca compreendi  que alguns homens queiram impor pela violência as suas ideias, impedindo que outros manifestem ideias diferentes.
Sá Carneiro nunca teve medo e sempre aqui veio trazer a sua palavra. A sede do PSD em Setúbal foi queimada. Imaginem, o que era, e como era, também a sede do PS foi atacada e também por ali tinha familiares próximos. Foram tempos difíceis.
Também não esqueço como Sá Carneiro entusiasmava os jovens que de bandeira em punho não faltavam aos comícios para o ouvir.
Quando hoje olho à volta e vejo esses jovens hoje homens e mulheres completamente desinteressados e desiludidos com a política, penso como foi possível aos políticos de hoje defraudarem a esperança de toda esta gente.
Ficou-nos desses tempos entre outras, uma herança muito importante, podermos todos, seja qual for o quadrante político, manifestarmos as nossas ideias e convicções sem receio de agressões físicas ou hostilidade manifesta.

Sem comentários: