terça-feira, 8 de março de 2011

Mais Burocracia Mais Papelada ... E Os Idosos ?

Actualização periódica de dados dos utentes dos centros de saúde passa a ser obrigatório.

A ideia é que para a generalidade da população, com idade entre 15 e 64 anos, a actualização de dados seja feita com intervalos máximos de cinco anos, mas que seja anual para crianças até dois anos ou idosos com mais de 75 anos, segundo o Diário de Notícias de hoje que avançou a notícia, sob pena de perda do médico de família.

A actualização seria também obrigatória sempre que haja mudanças na situação da pessoa. O não respeito por estes procedimentos, implicado perda do médico de família, não retiraria contudo direito a receber cuidados médicos.( Público)



Afinal para que servem as novas tecnologias e a pseudo-interligação dos vários departamentos do Estado em relação aos dados dos cidadãos. Parece que pouca utilidade têm. Os idosos muitos deles a viver sós e com dificuldades de mobilidade não conseguem acompanhar tanta burocracia e claro que correm o risco de ficar sem médico de família. Se os dados em rede não funcionam como não funcionou cabalmente o cartão de cidadão, se ao invés de simplificar, tudo se complica, só podemos chegar a uma conclusão - toda a propaganda da inovação tecnológica está a transformar-se numa mega-falácia. Não basta ter ideias é preciso que a aplicação seja eficiente. 


Nota: A não ser que o objectivo seja diminuir o número de médicos de família para poupar mais uns euros . À custa de quem ? E de quê? - Dos mais fracos - pois está claro. Preocupações sociais? Ais... ais....ais ...- o eco está totalmente desfasado.

Sem comentários: