segunda-feira, 25 de julho de 2011

Gestão Hospitalar

O ministro da Saúde quer que os hospitais e centros de saúde passem a disponibilizar mensalmente informação de gestão sobre o seu desempenho, como taxas de reinternamento ou rácio entre consultas e urgências.
o novo ministro prevê passar a disponibilizar indicadores da qualidade dos serviços, como taxas de reinternamento nos primeiros cinco dias, e o rácio entre consultas externas e urgências.

O desempenho assistencial medido pela demora média será outro dos indicadores, bem como as taxas de poupança nas rubricas de custos mais elevados, adiantou ainda fonte oficial à Lusa.

Paulo Macedo vai vincar o seu «compromisso pela sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, que encara como principal missão».(TVI)

É este o caminho. Não é possível cortar despesas 'a olho'. Só depois de uma avaliação sistemática se pode obter uma decisão  racional e evitar desperdícios. Estou convencida que tentando acabar com 'as baldas' e monitorizando os procedimentos pode haver muita poupança, o que poderá evitar grandes alterações nos benefícios do actual SNS.

Sem comentários: