sexta-feira, 26 de agosto de 2011

É Disparatado? Talvez ...

Um grupo de deputados do PS propôs em Março de 2010, na Assembleia da República um projecto de lei que visava proibir que se baptizasse espaços públicos, como ruas, praças, jardins, bibliotecas escolares, complexos desportivos ou equipamentos financiados pelo Estado, com nomes de personalidades ainda vivas. (claro que isto iria causar grande confusão)

Na verdade há cada nome que até arrepia. Mas ...


Não sei lá muito bem como é atribuído o nome das ruas ou outros espaços públicos, mas por exemplo em Lisboa, os nomes das ruas são atribuídos mediante proposta aprovada em sessão da CML. Esta proposta tem de ter antes o parecer favorável da Comissão Municipal de Toponímia, após auscultação da opinião da Junta de Freguesia respectiva.
Sempre que a CML inaugura um novo arruamento, publica uma brochura que conta a história da figura, facto, instituição ou tradição local que está a ser homenageada na toponímia de Lisboa

... Mas, que tal os suficientemente abastados, contribuírem  para a recuperação ou construção de um pavilhão, de uma escola, um jardim, uma biblioteca ou sei lá, de uma estrada, que posteriormente receberia o seu nome ? - É disparatado? - Talvez . Mas, é só uma hipótese. O objectivo é pensar que há muitos modos de ajudar assim haja boa vontade, imaginação e querer.

Sem comentários: