quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Influência Dos Fenómenos Meteorológicos No Despoletar De Guerras

O fenómeno meteorológico El Niño tem tido influência em várias guerras ao longo dos últimos anos, revela um estudo norte-americano publicado esta quinta-feira na revista Nature.

Os investigadores que realizaram este estudo identificaram 234 conflitos ocorridos entre 1950 e 2004 e cruzaram os dados com os 90 países afectados pelo El Niño, concluindo este fenómeno climático duplica o risco de existência de guerras civis.
Imagem daqui
A subida das temperaturas e a diminuição das chuvas provoca secas com a consequente perda de colheitas, o que aumenta a propagação das doenças infecciosas e o risco de furacões e outros desastres naturais.
Ainda de acordo com este estudo, os governos ficam também com mais dificuldades em aplicar medidas quando estão a braços com crises meteorológicas. (TSF)


Ouvido pela TSF,o  professor Viriato Soromenho Marques considerou que o estudo que estabelece uma relação entre o El Niño e os conflitos no mundo faz perceber «como o ambiente e o clima ajuda a ler o passado da humanidade e a história dos conflitos».
E acrescenta : «Mas sobretudo penso que este estudo ajuda-nos imenso a perceber como os conflitos e a prevenção de conflitos passa por uma política ambiental de prevenção e combate às disfunções ambientais», acrescentou.
Entende também que esta prevenção passa «por uma política internacional de combate às alterações climáticas, que infelizmente nesta altura de crise financeira e económica tem sido muito descurada».

Nota: O aquecimento global está a mudar a dinâmica do El Niño para uma outra forma (El Niño Modoki, que significa "parecido mas diferente") que poderá tornar-se mais comum o que tem consequências como secas no Sudoeste e Sul do Brasil. El Niño Modoki tem aparecido com mais frequência a partir dos anos oitenta e está associado ao aumento da temperatura que a partir dessa altura tem ocorrido. Uma coisa é certa: - "Se não cuidarmos do ambiente um dia ele deixará de cuidar de nós."

Sem comentários: