sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

As Condições De Merkel

A engrenagem ...
64% dos alemães manifestaram-se contra o apoio financeiro a outros países do euro, mais endividados. Cerca de metade já só querem ver o euro pelas costas e voltar ao marco. Merkel com eleições à porta está assim condicionada. Aproveitando a necessidade do resto da Europa pela ajuda da Alemanha, vai usar a força da que é a maior economia e tentar obrigar os outros países a cederem à sua visão.
Assim, se querem que Merkel aceite reforçar o fundo europeu de resgate e flexibilizar a utilização desse dinheiro, os outros países terão que ceder ... ao que a chanceler quer.

Passa por impor condições, como limites ao défice e à dívida dos países, que quer ver inscritos na Constituição de cada um deles. E, para os que desrespeitarem os limites necessários à manutenção da boa saúde financeira, Merkel quer castigos pesados.

No plano económico, também há regras que Merkel quer ver implementadas na Europa como um todo: aumento da idade da reforma (67?), para tornar os respectivos sistemas públicos de Segurança Social mais sustentáveis, e maior flexibilidade nas leis laborais, para que o mercado de trabalho seja ágil e as empresas mais competitivas.

Os países incumpridores estão condicionados, vai ser difícil escapar a quem tem a 'faca e o queijo na mão'.

Sem comentários: