O crescimento desigual do núcleo da Terra podia explicar a razão do campo magnético inverter a sua direção a cada (poucos) milhares de anos. Se acontecesse neste momento, estaríamos expostos a ventos solares capazes de fazer claudicar as comunicações e redes de energia globais.
Quando uma parte do núcleo interno sólido da Terra cresce ligeiramente, a outra metade derrete. Peter Olson e Renaud Deguen da Universidade Johns Hopkins em Baltimore, Maryland, usaram um modelo numérico que estabelece que o eixo do campo magnético da Terra encontra-se na fase de crescimento - esta descoberta sugere que mudanças no campo magnético estão ligadas ao crescimento do núcleo interno.
Há sinais de que o interruptor pode estar preste a ser ligado: os movimentos rápidos do eixo do campo para o leste nos últimos cem anos pode ser um precursor da inversão de lugares entre o Pólo Norte e o Pólo Sul, imaginam os cientistas, e afirmam: "O que descobrimos e que é interessante no nosso modelo é uma correlação entre estes transientes [mudanças] e [a inversão do campo magnético da Terra]", diz Olson. "Na investigação há essa conexão, no entanto, o caos no núcleo pode impedir de fazer previsões precisas por muito tempo." (Nature Geoscience)
Especulações e Ciência parecem encaminharem-se para um ponto comum : uma inversão de direcção do campo magnético da Terra, pode ocorrer,
Sem comentários:
Enviar um comentário