sábado, 17 de agosto de 2013

A Estabilidade Que Faz Falta ...

... Da necessidade imperiosa de acordos sectoriais, prolongados no tempo, estendendo-se por várias legislaturas, de modo que o país deixe de se auto consumir com consecutivas reformas e contra-reformas, criando um clima de instabilidade que é avesso ao investimento.
A estabilidade que faz falta, entenda-se, nada tem a ver com a perpetuação de pessoas ou partidos no poder, mas no seguimento por muito tempo de estruturas, quadros legislativos, estratégias nacionais, que estão naturalmente acima dos interesses pessoais ou partidários.

Veja-se o exemplo da Itália, que desde o pós-guerra teve dezenas de governos, muitos a durarem meses, mas que manteve sempre intocáveis as estruturas do Estado, ou seja, o governo até podia cair, mas na direcção-geral ninguém tocava, situação que criou um clima de segurança económica que permitiu aos italianos chegarem a oitava potência industrial do mundo.
E é isto que faz falta em Portugal, faz falta que de uma vez por todas se definam áreas em que todos estejamos de acordo, como a justiça, a educação, a fiscalidade, as estruturas do Estado.( ler aqui artigo completo)

Sem comentários: