terça-feira, 29 de julho de 2014

A Iminente Destruição Da Arrábida Esteve Na Génese Do Movimento Ambientalista Português

O Dia Nacional da Conservação da Natureza em 2014 foi assinalado ontem com um Dia Aberto no Parque Natural da Arrábida (PNArr). Foi a iminente destruição da Arrábida que esteve na génese do movimento ambientalista português, tendo sido responsável pela criação da Liga para a Protecção da Natureza que viria a contribuir de forma importante para o estabelecimento de várias protegidas, entre as quais o próprio PNArr.

Em 1947 Sebastião da Gama lançou um apelo literário pelo fim da destruição da Mata do Solitário ameaçada pelo abate iminente de árvores com vista à obtenção de madeira para usar num forno de cal.

Ao apelo respondeu Professor Carlos Baeta Neves (Instituto Superior de Agronomia) cuja intervenção foi decisiva para travar a devastação da Mata do Solitário.

Na sequência deste episódio, o Prof. Baeta Neves viria, um ano mais tarde a criar a Liga para a Protecção da Natureza, a primeira organização não-governamental de Ambiente nacional e a associação ambientalista mais antiga da Península Ibérica.

Desde a sua criação e até ao dias de hoje, a LPN tem contribuído de forma decisiva para a conservação do património natural português pelo que, por altura do seu 50º aniversário, em 1998, o governo decidiu instituir o dia 28 de julho, dia da fundação da associação, como Dia Nacional da Conservação da Natureza.

Esta efeméride pretende ser “um momento anual de especial reflexão sobre os problemas da conservação da Natureza em Portugal e no mundo” pode ler-se na Resolução do Conselho de Ministros n.º 73/98, que institui o Dia Nacional da Conservação da Natureza.

Fonte: ICNF 

Sem comentários: