domingo, 1 de maio de 2016

Sabe O Que É Uma Estela? Recentemente Foi Encontrada Mais Uma No Alentejo

Estela descoberta em Santa Vitória 
estela encontrada recentemente
em Monte do Ulmo

São lápides de pedra que durante a Idade do Bronze identificavam os enterramentos de chefes guerreiros e religiosos que dominariam as comunidades das pequenas aldeias na planície alentejana. Recentemente, foi identificada mais uma, comprovando que a região alberga um importante património histórico.

Foi o arqueólogo Leite de Vasconcelos o primeiro que identificou este tipo de indicador de necrópoles no sudoeste peninsular, nos finais do século XIX e na freguesia de Santa Vitória, no concelho de Beja. A descoberta das três primeiras estelas ocorreu em 1868, todas no decorrer de trabalhos agrícolas e o seu aparecimento foi desde logo associado a uma sepultura da Idade do Bronze.  

Desde então, foram identificadas 31 estelas designadas do tipo alentejano por, maioritariamente, ostentarem uma figura gravada, um ancoriforme (em forma de acha de corte semi-circular), que só se conhece em lápides descobertas na zona Oeste de Beja, Aljustrel, Santiago do Cacém e no Algarve. Em Santa Vitória e no lugar vizinho de Mombeja, apareceram sete das 31 estelas. O objecto ancoriforme é o que aparece representado mais vezes: em 17 do total.

A estela mais recente foi encontrada, em 2013, na Herdade do Monte do Ulmo, em Santa Vitória, e veio revelar a importância das acções de campo realizadas pela Câmara de Beja na divulgação do passado histórico do concelho, onde a presença humana perdura há pelo menos 3500 anos. Este achado, porém, só foi conhecido no ano passado.
(Fonte:Público)

Sem comentários: