A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) diz que o investimento em Portugal está mais de 30% abaixo do nível de 2005 e antecipa que o desemprego se vá manter nos dois dígitos nos próximos anos.
No documento,a OCDE antecipa "um crescimento anual moderado", de 1,2% em 2017, e refere que o consumo privado teve um papel importante recentemente, mas "deverá perder peso porque a criação de emprego é demasiado fraca para que as despesas dos consumidores continuarem a expandir-se ao nível atual".
O investimento deverá "continuar fraco" e as exportações "vão crescer menos" do que nos anos anteriores, em parte devido à queda da procura da China e de Angola, mas deverá "continuar a ser a força por trás do crescimento neste ano e no próximo".
Tendo em conta o "baixo crescimento", mas também um salário mínimo mais elevado e a continuação da rigidez do mercado de trabalho, a OCDE
Política das aparências |
Recomendações:
- Manter o ímpeto reformista, mas fazer avaliação prévia e posterior das reformas.
- Continuar a consolidação orçamental para garantir a redução da dívida pública, mas de forma gradual para garantir que essa redução não coloca em risco a recuperação da economia
- Reforçar os incentivos regulamentares para reduzir o malparado, incluindo através de vendas destes créditos.
- Reconsiderar o tratamento privilegiado de credores públicos.
- Alargar o âmbito das maiorias simples nas decisões entre credores.
- Encurtar os procedimentos para resolver disputas na arbitragem.
- Rever regulamentos para uso de terras e limitar o poder discricionário das autarquias na atribuição de licenciamentos.
- Reduzir a duração dos julgamentos e o número de casos pendentes nos tribunais, expandindo a capacidade dos tribunais e atribuindo juízes especializados para tribunais especializados.
Concluindo: Onde fica o optimismo do Sr.Presidente Marcelo RS ? E o Sr. PM Costa? - vai continuar poucochinho. Continuem a enganar, parece que muitos gostam.
Sem comentários:
Enviar um comentário