segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

OCDE Divulgou Hoje Um Relatório Sobre A Economia Portuguesa

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) diz que o investimento em Portugal está mais de 30% abaixo do nível de 2005 e antecipa que o desemprego se vá manter nos dois dígitos nos próximos anos.

No documento,a OCDE antecipa "um crescimento anual moderado", de 1,2% em 2017, e refere que o consumo privado teve um papel importante recentemente, mas "deverá perder peso porque a criação de emprego é demasiado fraca para que as despesas dos consumidores continuarem a expandir-se ao nível atual".

O investimento deverá "continuar fraco" e as exportações "vão crescer menos" do que nos anos anteriores, em parte devido à queda da procura da China e de Angola, mas deverá "continuar a ser a força por trás do crescimento neste ano e no próximo".

Tendo em conta o "baixo crescimento", mas também um salário mínimo mais elevado e a continuação da rigidez do mercado de trabalho, a OCDE
   Política das aparências
antecipa que a queda do desemprego seja "muito mais lenta do que nos últimos dois anos" e que "é provável que o desemprego continue nos dois dígitos, entre os mais altos da União Europeia".

Recomendações:

  • Manter o ímpeto reformista, mas fazer avaliação prévia e posterior das reformas.
  • Continuar a consolidação orçamental para garantir a redução da dívida pública, mas de forma gradual para garantir que essa redução não coloca em risco a recuperação da economia
  • Reforçar os incentivos regulamentares para reduzir o malparado, incluindo através de vendas destes créditos.
  • Reconsiderar o tratamento privilegiado de credores públicos.
  • Alargar o âmbito das maiorias simples nas decisões entre credores.
  • Encurtar os procedimentos para resolver disputas na arbitragem.
  • Rever regulamentos para uso de terras e limitar o poder discricionário das autarquias na atribuição de licenciamentos.
  • Reduzir a duração dos julgamentos e o número de casos pendentes nos tribunais, expandindo a capacidade dos tribunais e atribuindo juízes especializados para tribunais especializados.

Concluindo: Onde fica o optimismo do Sr.Presidente Marcelo RS ?  E o Sr. PM Costa? - vai continuar poucochinho. Continuem a enganar, parece que muitos gostam.

Sem comentários: