domingo, 26 de março de 2017

Acupuntura Alivia Dor Remapeando Circuitos Do Cérebro

"A acupuntura é uma terapia médica que se originou na China há milhares de anos. Mas, apesar da sua longa história, a intervenção em si - especialmente quando combinada com estimulação eléctrica - tem semelhanças significativas com muitas terapias convencionais, como a estimulação eléctrica nervosa transcutânea (TENS).
"Um grande número de pesquisas clínicas que exploram o uso da acupuntura para os distúrbios da dor crónica tem demonstrado que ela pode ser marginalmente melhor do que um procedimento placebo na redução nas classificações da dor. Mas as perguntas ainda permanecem: Como funciona exactamente a acupuntura ? Ela é melhor para melhorar os resultados objectivos para a dor crónica?" ponderou o professor Vitaly Napadow.

Experiências realizadas num estudo de neuroimagem da acupuntura controlada por simulação, envolvendo pacientes com síndrome do túnel do carpo, transtorno neuropático envolvendo dores fortes e persistentes, conduziram às seguintes conclusões:

"A acupuntura simulada pode 'funcionar' modulando os conhecidos circuitos placebo no cérebro," disse Napadow. "Em contraste, a acupuntura real pode melhorar os sintomas da síndrome do túnel do carpo remodelando o córtex somatossensorial primário, além de modular o fluxo sanguíneo local para o nervo periférico no pulso. Em outras palavras, ambas as alterações neurofisiológicas periféricas e centrais na síndrome do túnel do carpo podem ser interrompidas ou mesmo invertidas por meio de intervenções de eletroacupuntura que proporcionam uma entrada mais prolongada e mais regulada ao cérebro - algo que os futuros estudos de neuroimagem a longo prazo devem explorar."
Os resultados foram descritos na revista científica Brain.

Sem comentários: