domingo, 18 de junho de 2017

A Tragédia Em Pedrógão Grande

O incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande neste sábado provocou até ao momento 61 mortos, todos civis, e 57 feridos, de acordo com o balanço oficial divulgado esta manhã pelo secretário de Estado da Administração Interna. Os números têm vindo a subir desde que Jorge Gomes fez a primeira comunicação sobre a tragédia perante a comunicação social.

Esta manhã, a Polícia Judiciária afastou qualquer cenário de mão criminosa na origem deste incêndio — terá sido a trovoada seca que causou as chamas. “A PJ, em perfeita articulação com a GNR, conseguiu determinar a origem do incêndio e tudo aponta muito claramente para que sejam causas naturais. Inclusivamente encontrámos a árvore que foi atingida por um raio”, informou o director nacional da PJ. Há mais de 150 desalojados.

Apesar dos meios presentes no terreno, nenhum responsável das entidades de segurança e protecção adiantou qualquer previsão sobre quando o incêndio poderá ser considerado extinto, com a situação em Figueiró dos Vinhos a ser qualificada como caótica pelas autoridades locais.
A União Europeia, solidária com Portugal, accionou o Mecanismo de Proteção Civil para ajudar Portugal.

Não e possível entender como é que o incêndio que começa às 14h e o IC8 só é fechado às 19h. o fogo alastrou durante 5 horas e ninguém encerrou a circulação?! 

Pois, mas, por agora é tempo de solidariedade com os familiares das vítimas e ajuda aos que precisam.

Cada coisa a seu tempo.

Sem comentários: