Uma equipe da Universidade de Tecnologia da Virgínia (EUA) estava particularmente interessada nos compostos do azeite e das azeitonas como responsáveis por benefícios nutricionais, como a perda de peso e a prevenção do diabetes tipo 2.
Eles constataram que um composto específico, chamado oleuropeína, ajuda o organismo a secretar mais insulina, uma molécula de sinalização central no organismo, que controla o metabolismo.
Esse mesmo composto também ajuda a eliminar outra molécula de sinalização, chamada amilina, que, segregada de forma mais intensa, forma agregados nocivos no diabetes tipo 2. Nestas duas formas distintas, a oleuropeína ajuda a prevenir o aparecimento da doença.
Benefícios
Como esperado, a equipe espera usar os resultados para desenvolver " estratégias nutracêuticas" de combate ao diabetes tipo 2 relacionado à obesidade.
Para isso, vão primeiro testar o composto num modelo animal do diabetes e pesquisar outras funções da oleuropeína e seus derivados, tanto sobre o metabolismo como sobre o envelhecimento.
" O nosso trabalho fornece novos insights sobre os mecanismos envolvendo a questão de longa data de que os produtos à base de azeitona podem ser antidiabéticos. Acreditamos que isso contribuirá não apenas para a bioquímica das funções do componente oleuropeína das azeitonas, mas também terá um impacto para o público em geral, para prestar mais atenção aos produtos à base de azeitona à luz da actual epidemia de diabetes," disse o pesquisador Bin Xu.
Enquanto isso, quem estiver interessado pode continuar ingerindo azeite de oiva ou azeitonas, e aproveitar não apenas estes, mas todos os benefícios desses alimentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário