terça-feira, 23 de outubro de 2018

Esta É A Frase

«Este OE para 2019, que é o quarto do mesmo governo, é coerente com os precedentes. Segue sempre a conjuntura e, na edição deste ano, abre ainda portas em maior escala ao mercadejar de votos, já que 2019 é ano de eleições, oferecendo benefícios a uns, expectativas a outros, muitas promessas que sabe incumpríveis a crentes, é um verdadeiro Orçamento de embuste, mas coerente.»
Não cuida da dívida quando há consenso geral de que, enquanto não descer e ficar entre 90% e 100% do PIB, a fragilidade a choques externos é elevadíssima. Se crescêssemos tanto como a Espanha, por exemplo, a nossa dívida estaria nos 90% do PIB: este governo envia a mensagem de que, disso, hão-de cuidar os credores quando o BCE quiser e os financiadores internacionais fecharem a porta.
Portugal é um país de empresas descapitalizadas que não tem mercado de capitais para dinamizar investimento, captar recursos e criar alternativas à dependência do financiamento bancário: isso que cuidem os capitalistas interessados. (continuar a ler)

Sem comentários: