sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Nobel Da Paz Foi Atribuido A Denis Mukwege e Nadia Murad

O Comité de Oslo decidiu atribuir o Prémio Nobel da Paz de 2018 a Denis Mukwege e Nadia Murad, pelo seu trabalho em combater e denunciar o papel da violência sexual nos conflitos armados.
Denis Mukwege é ginecologista congolês, especializado no tratamento de mulheres que foram violadas em grupo, um fenómeno recorrente desde o início da Segunda Guerra do Congo, na República Democrática do Congo. O Comité justificou a sua escolha  classificando Mukwege como “o mais destacado e mais unificador símbolo, tanto nacional como internacionalmente, da lista para acabar com a violência sexual na guerra e nos conflitos armados”.
Nadia Murad é membo da minoria étnica Yazidi. Foi raptada pelo Estado Islâmico em 2014, no Iraque, tendo sido repetidamente violada por membros do grupo. Desde a sua libertação, em 2015, tem trabalhado como ativista para alertar para o problema da violência sexual como arma de guerra. Em setembro de 2016 foi nomeada Embaixadora da Boa-Vontade das Nações Unidas, com a pasta da defesa das vítimas de tráfico humano.
(Fonte:OBSR)

Sem comentários: