terça-feira, 9 de abril de 2019

Isto É Fatal Para A Nossa Classe Política: Estamos A Usar O Mínimo Ético Para Criar Uma Ética Mínima

A questão não é legal, é puramente de natureza ética, e a sanção para a sua infracção só pode ser de ordem política. Enquanto se procurar resolver as questões éticas exclusivamente através da lei, estamos a usar o mínimo ético para criar uma ética mínima. E isso é fatal para a imagem da nossa classe política.

Luís Menezes Leitão, Ji

Contava-se que no tempo do Estado Novo teria sido apresentada a Salazar uma proposta de lista dos candidatos da União Nacional ao Parlamento. Salazar reparou que nessa lista estavam dois candidatos que eram pai e filho e comentou que não lhe parecia bem estarem os dois simultaneamente no Parlamento, pelo que um deles teria de sair da lista. O autor da lista diz-lhe: “Proponho então que fique o mais novo, uma vez que o Parlamento precisa de renovação”. A resposta de Salazar foi lapidar: “Claro que sim. E o mais novo é o pai”.
Esta história é elucidativa do habitual cinismo de Salazar, mas demonstra também que nos tempos da ditadura, com polícia política e censura à imprensa, havia um certo pudor em colocar membros da mesma família nos cargos políticos. Actualmente, parece que esse pudor desapareceu, sendo colocados sem qualquer problema os familiares dos governantes nos mais diversos cargos políticos. O que se faz para disfarçar a situação é colocar outro governante a fazer a nomeação, gerando assim uma prática de nomeações cruzadas para salvaguardar as aparências. Como bem salientou Ricardo Araújo Pereira no seu programa, o grande erro do secretário do Estado do Ambiente foi ter sido ele a nomear o primo, já que, se a nomeação proviesse de outro secretário de Estado, não haveria qualquer problema.
A questão não é exclusiva deste governo, uma vez que já foi demonstrado que aconteceu também com governos anteriores. Mas, em vez de colocarem a questão em termos éticos, como se esperaria, os nossos políticos fazem agora uma fuga para a frente, colocando antes a questão no plano legal. (continuar a ler

Sem comentários: