sexta-feira, 13 de setembro de 2019

A Impermanência E A Importância De Seguir Em Frente

Não são as situações difíceis, em si, que nos fazem sofrer, mas sim o facto de resistirmos a elas. E, muitas vezes, pelo facto de não aceitarmos a impermanência das coisas.
“No nível da forma existe nascimento e morte, criação e destruição, crescimento e dissolução de espécies aparentemente independentes. Podemos ver isso em tudo: no ciclo da vida de uma estrela ou de um planeta, em um corpo físico, em uma árvore, em uma flor; na ascensão e queda de nações, de sistemas políticos e de civilizações, e também nos inevitáveis ciclos de lucros e perdas que temos na vida.

Eckhart Tolle
Einstein, Jesus e Buda, também falaram sobre esse tema. 
“Todas as circunstâncias são altamente instáveis e estão em um fluxo constante, ou, como Einstein colocou, a impermanência é uma característica de cada circunstância, de cada situação com que vamos nos deparar na vida. Elas vão se modificar, desaparecer, ou deixar de proporcionar prazer. A impermanência também é um ponto central dos ensinamentos de Jesus: ‘Não acumule tesouros na terra, onde as traças e a ferrugem arruínam tudo, onde os ladrões arrombam as paredes para roubar…’”
Entendendo a importância dos momentos difíceis
O facto de nos apegarmos às coisas boas da vida é bem simples de entender. Essas coisas nos dão felicidade e prazer.
No entanto, a verdade é que a maioria das pessoas se apega também aos momentos ruins. Algumas pessoas tentam evitar pensar nesses momentos, mas quanto mais os evitam, mais acabam se deixando levar por pensamentos ou sentimentos negativos.
É muito comum que algumas pessoas fiquem revivendo os piores momentos da própria vida. Mesmo 1 ano depois de eles terem acontecido, 5 anos, 10 anos…
Eckhart Tolle também nos fala sobre a importância desses momentos. Ele afirma:
“O fracasso está sempre embutido no sucesso, assim como o sucesso está sempre encoberto pelo fracasso. No mundo da forma, todas as pessoas ‘fracassam’ mais cedo ou mais tarde, e toda conquista acaba em derrota. Todas as formas são impermanentes.”
Portanto, acho importante ressaltar que essas situações, que são fonte de sofrimento, também nos trazem benefícios importantes.
Elas são, em primeiro lugar, algo natural, como Tolle cita acima. Mas mais do que isso, elas são importantes para que possamos nos desenvolver, crescer e aprendermos mais sobre a vida e sobre nós mesmos.
Os momentos difíceis, os nossos fracassos, as nossas dificuldades podem, muitas vezes, nos trazer lições importantes.
Sobre, por exemplo, o que queremos da vida, que tipo de seres humanos queremos ser, que tipo de pessoas queremos nos cercar…
A importância de seguir em frente
Considerar esses momentos difíceis desse ponto de vista é essencial para que possamos seguir em frente. Eckart Tolle afirma:
“Existem ciclos de sucesso, como quando as coisas acontecem e dão certo, e ciclos de fracasso, quando elas não vão bem e se desintegram. Você tem de permitir que elas terminem, dando espaço para que coisas novas aconteçam ou se transformem. Se nos apegamos às situações e oferecemos uma resistência nesse estágio, significa que estamos nos recusando a acompanhar o fluxo da vida e que vamos sofrer.”
Sendo assim, isso é essencial para que consigamos conquistar novas coisas. Muitas vezes, estamos tão presos a um erro ou fracasso do passado, que continuamos cometendo o mesmo erro, mesmo sem perceber.
Perdemos milhares de oportunidades, nos afastamos das pessoas que são importantes para nós. Não permitimos que o desenvolvimento pessoal faça parte da nossa história, pois somos teimosos e não seguimos em frente.
Por isso, daqui para frente, faça as pazes com o passado e com os momentos difíceis e siga em frente. Sempre na direção dos seus sonhos e de uma vida que, realmente, valha a pena!

(alguns excertos de O Poder do AgoraEckhart Tolle)

Sem comentários: