Antes vistos como pseudociência, os sonhos lúcidos estão se transformando em uma importante ferramenta terapêutica. [Imagem: Universidade de Adelaide]Adicionar legenda |
"Conhecemos mais de 80 distúrbios do sono, como a apneia obstrutiva, insónia, bruxismo, sonambulismo e parassonia [caracterizada por movimentos anormais durante o sono], que são os mais prevalentes". "Além de preexistir em algumas pessoas, esses distúrbios ainda podem ser agravados pelo ritmo de vida da sociedade atual, denominada 24/7/365 - em que as pessoas não funcionam bem durante as 24 horas dos sete dias da semana e dos 365 dias do ano."
Geração Z
A pesquisadora destaca que a "geração Z" - composta por pessoas nascidas entre meados dos anos 1990 até o início dos anos 2010 - é a mais acometida pela falta de sono. Algumas das razões para isso seriam que essa geração foi diretamente atingida pela quarta e última grande onda causadora da privação do sono na sociedade moderna: a criação da web e a popularização da internet, a partir de 1995.
As outras três ondas foram a Revolução Industrial - com o surgimento de mais um turno de trabalho -, o advento da luz elétrica, em 1879, e o advento da televisão, na década de 1920.
"Nada foi mais revolucionário e teve um impacto tão grande na privação do sono como a internet, e a geração Z é a mais permeada por ela.
É nessa geração que também se observa o maior consumo de substâncias para inibir ou retardar o sono, apontou a pesquisadora. Entre os jovens tem crescido o consumo de bebidas energéticas, por exemplo, juntamente com bebidas alcoólicas.
As bebidas energéticas têm poucas substâncias estimulantes, como a taurina e a cafeína. O efeito delas na privação do sono, contudo, é potencializado pela ação do álcool das bebidas destiladas com as quais são misturadas.
"O álcool priva a execução dos sonhos, que ocorrem durante quatro ou seis vezes durante o sono e têm duração total de, mais ou menos, 90 minutos. E os sonhos são importantes porque proporcionam o bem-estar físico e psicológico. Mas não se sabe ainda qual o mecanismo que faz com que o álcool prive as pessoas dos sonhos".
Privação do sono em crianças
As crianças representam outra parcela da população que tem sido muito acometida pela privação do sono e que mais tem preocupado os pesquisadores da área.
Estudos que apontam que 60% das crianças são privadas de sono atualmente. Entre as principais causas estariam o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, como tablets e smartphones.
"Uma criança com 5 a 7 anos deveria dormir entre 9 e 11 horas por noite, mas a maioria dorme muito menos do que isso," disse. Algumas das consequências do sono insuficiente em crianças são a piora do rendimento escolar, aumento de peso, risco de desenvolver doenças cardiometabólicas na vida adulta e alterações comportamentais, como hiperatividade.
Qualquer que seja a idade, além de alterar o humor, afetar a memória e a atenção e aumentar a predisposição a doenças cardiometabólicas, como o diabetes, a privação de sono pode afetar o sistema imunológico
Fonte :DS
Sem comentários:
Enviar um comentário