terça-feira, 3 de março de 2020

Se É Um Inadmissível Oportunismo Mudar A Lei, Não É Um Inadmissível Oportunismo Mudar A Decisão Dos Municípios?

Como é possível que, na vigência de uma lei que dá aos municípios um poder de veto em certas grandes obras públicas, como a da construção de um novo aeroporto, o Governo central se tenha permitido avançar com um projecto custoso e moroso sem obter a prévia concordância dos municípios? Os responsáveis da situação criada são exclusivamente os membros do Governo. Por muito menos do que isto, de má e ruinosa gestão, tais gestores seriam demitidos se fosse numa empresa privada.

Mas alguns grandes interesses económicos parece não quererem aqui censurar o Governo. E é evidente o lobby que não só faz mudar de opinião o líder do CDS, como não valoriza a alternativa do aeroporto em Alcochete, que pode ser construído por fases, custando uma primeira fase (equivalente ao aeroporto do Montijo) tanto ou pouco mais do que o aeroporto do Montijo — que, note-se bem, também não passa de uma primeira fase, porque a opção Montijo não é uma opção bastante na perspectiva estratégica.

E agora, essa ideia de uma negociação entre o Governo e os municípios, para ver se estes “vendem” a sua anterior decisão por “contrapartidas” que o Governo central lhes oferece, para salvar a má gestão governamental e o erro político cometido, não faz lembrar a corrupção? Se é um inadmissível oportunismo mudar a lei, não é um inadmissível oportunismo mudar a decisão dos municípios?

Mário Pinto, OBSR

2 comentários:

Anónimo disse...

Um apeadeiro sem capacidade de pista nem de infraestruturas economicamente viáveis, sujeitando os aviões a ter que arribar no "Tejo" com motores cheios de aves, não é um Porjecto de interesse "Nacional" que se preze.
É apenas um projecto do "power that be" para beneficiar, ainda mais, o poder.

Entretanto, Meus Senhores, o vírus já chegou a Lisboa!.
Quem já viu imagens dos aeroportos de Milão (completamente às moscas) percebe claramente que nem sequer haverá necessidade de um -muito mais racional- Alconchete, Rio Frio ou Ota.
Sem dúvida, qualquer deles, fazeadamente, muito mais "Projecto Nacional" do que um ridículo apeadeiro Montijo.

mfm disse...

Alcochete - com certeza.
O COVID-19, está cada vez mais perto e não se faça de valente porque assusta. Sim!