quarta-feira, 15 de julho de 2020

A Captura Clandestina De Corais Vermelhos Entre Portimão E Lagos

Corais vermelhos da costa portuguesa vão ter proteção ambiental ...

Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve alerta: “Não há nenhum instrumento legal até hoje que proteja os corais” apesar da sua existência ser conhecida há séculos.

Os jardins de corais - lugares de refúgio para outras espécies do mundo subaquático - estão ameaçados pela pesca ilegal. Uma lacuna legislativa tem permitido que um dos tesouros marinhos do Algarve, o coral vermelho (Corallium rubrum), esteja a ser capturado e vendido para fabrico de peças de joalharia. O Governo prepara um diploma que interdita a apanha desta espécie rara, que já foi explorada pelos muçulmanos que dominaram as terras do sul. As coimas podem chegar aos 2, 5 milhões de euros.

O primeiro caso de captura clandestina de corais vermelhos, detectado pelas autoridades marítimas, ocorreu há oito anos entre Portimão e Lagos. Na altura, a Polícia Marítima apreendeu 32 quilos de coral apanhados num só dia. Seis pessoas – três de nacionalidade portuguesa e três de nacionalidade espanhola - foram detidas. O facto fez soar as campainhas do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, que sentiu a necessidade de aprofundar os conhecimentos para ajudar a conservar estes animais muito vulneráveis e com um ciclo de vida muito longo.

Sem comentários: