sábado, 11 de julho de 2020

Tudo Isto Existe, Só Que O Líder Do PSD Ignora - A Vertigem Antiparlamentar E Populista Alimenta O Monstro E Ameaça A Democracia

Que o líder do PSD não entenda que com esta vertigem antiparlamentar e populista alimenta o monstro que ameaça as democracias ocidentais é uma pena. Que o PS o “ajude” a deixar “o primeiro-ministro trabalhar” é igualmente lamentável.Se as propostas de alteração do funcionamento do Parlamento propostas por Rui Rio tivessem sido avançadas por André Ventura caía o Carmo e a Trindade e o PS provavelmente não apoiaria uma. Mas engane-se quem acha que o síndrome Ventura não existia já dentro do sistema antes do inventor do “Chega” ter sido eleito deputado. Rui Rio, com as suas considerações em que equipara o direito/dever de informar a fabricar camisas, a sua visão do Parlamento como um sítio “onde não se trabalha”, a sua ânsia 
por rebentar com a separação de poderes, é a prova disso.

O “pacote” para mudanças no Parlamento proposto pelo PSD é um mimo: nas comissões de inquérito, além dos deputados, também participariam cidadãos, com todos os direitos menos os de voto. Os debates parlamentares prévios aos conselhos europeus também acabariam – o primeiro-ministro só será obrigado a ir ao Parlamento falar desse tema aborrecido que é a Europa duas vezes – por ano, supõe-se. Ficaria assim com mais tempo para “trabalhar”. Outra proposta é que as incompatibilidade dos deputados sejam fiscalizados não pela Comissão de Ética mas por uma comissão exterior ao Parlamento – recorde-se que já o são pelos tribunais. Nem de propósito Ventura simpatizou com esta.

(Excertos do Editorial Do Público, por Ana Sá Lopes)

2 comentários:

Anónimo disse...

Aparentemente alguém ainda não percebeu. A pergunta basica é:
Em Portugal, será que são os deputados (do PS) que controlam o PM/Governo, ou será que é o PM que nomeia/controla os deputados?.
Ou será que quem manda nisto tudo é a irresponsabilizável máquina sem rosto "PS"?.
Rui Rio não está a atacar a "democracia".

mfm disse...

Anónimo: Não ataca, mas propicia o desgaste da democracia alinhando muitas vezes com este governo no caminho para a prepotência do Governo na opinião única.Mais, RR tem vindo a transformar o PSD num seguidor da governação deixando a cada dia mais 'órfãos' os militantes e simpatizantes do PSD.
Tenha uma boa tarde.