terça-feira, 22 de setembro de 2020

Quem Tenha Bens Que Se Possam Atravessar No Caminho De Próximos Investimentos Públicos Que Se Cuide

 Quem tenha bens que se possam atravessar no caminho de próximos investimentos públicos que se cuide porque pode ficar sem eles sem saber quando ou por quanto vai ser compensado. 
Simplex para o Estado, Complex para os proprietários, esses malandros que têm o desplante de ter imóveis.
Todos sabemos que o Estado é tão ligeiro a querer pôr e dispor dos bens alheios como é absolutamente incompetente a gerir o seu próprio património.
Esta semana – estas coincidências não se inventam – tivemos mais uma homenagem a essa incapacidade.
Com a solenidade e gravidade que o assunto merece, o Governo aprovou em Conselho de Ministros “o decreto-lei que regula a realização do inventário do património imobiliário do Estado com aptidão para uso habitacional”. A ideia é “a criação de uma bolsa de imóveis do Estado para habitação, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social” – preparem-se porque a partir de agora, seja para expropriar ou para comprar caixas de clips por ajuste directo tudo vai ser feito “no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social”.

Portanto, estamos em Setembro de 2020 e o Estado não conhece os imóveis que tem nem a sua finalidade ou uso potencial.

Mas sabemos que o Estado sabe muito bem os imóveis que cada cidadão ou empresa têm, a morada correcta de cada um, os metros quadrados, a idade do imóvel, a existência de elevador ou mesmo de ar condicionado. (ler aqui texto completo)

Paulo Ferreira, ECO

Sem comentários: