terça-feira, 16 de março de 2021

A Cautela. Pior Seria Quebrar A Confiança Da População Na Vacina.

Depois de mais de dezena e meia de países suspenderem a vacina da AstraZeneca, a decisão do Infarmed faz todo o sentido.Nestas matérias deve prevalecer o princípio da cautela.
O processo científico que levou ao desenvolvimento de vacinas num período tão curto provocou, desde o início, uma enorme admiração mundial, mas abriu a porta a alguma desconfiança que não pode ser deixada à mercê de teorias irracionais.

Manter a confiança na vacina é tarefa primordial. Neste momento, reforçar os cuidados, voltar a avaliá-la e despistar os casos suspeitos detetados em todo o mundo é o melhor a fazer. Para Portugal, a suspensão desta vacina tem consequências potencialmente dramáticas, e é suscetível de atrasar a imunidade de grupo.

Mas nada seria pior do que quebrar o elo de confiança entre a população e as vacinas. Estiveram, por isso, muito bem as autoridades de saúde ao decidirem agora decretar esta pausa, ao contrário do que aconteceu quando deixaram alguns portugueses mais idosos tomarem esta vacina, visto que a recomendação inicial apontava para a salvaguarda dos mais velhos. Que a ciência volte a falar. Esta volta a ser a sua hora.

Carlos Rodrigues, CM

Sem comentários: