sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

A Frase

Depois, é uma decisão que também prejudica quem está mais vulnerável nesta crise. “A suspensão imediata de novos registos de alojamento local que hoje [esta quarta-feira] os partidos de esquerda e a vereadora independente aprovaram revela um sinal muito negativo para o turismo, para a economia local e, acima de tudo, para milhares de famílias que veem aqui um entrave aos seus rendimentos” afirmou Carlos Moedas. Não seria necessário dizer mais nada, está tudo dito.     (António Costa, ECO)

Os vereadores do PS/Livre forçaram a suspensão do alojamento local em Lisboa. Criaram uma renda para investidores e grupos hoteleiros e parecem querer reeditar o princípio de 'perder é ganhar'.

A recuperação da economia portuguesa não se fará sem turistas, e sem oferta turística, sobretudo a mais cara, que traz turistas com capacidade de compra. A suspensão dos novos registos de alojamento local é particularmente gravosa para as zonas de Lisboa que cresciam no período pré-pandemia com estes investimentos.

Portugal precisa de menos Estado e de melhor Estado, os portugueses precisam de autonomia e de liberdade de decisão, valores que foram comprimidos nos dois últimos ano.

Esta decisão faz temer o pior, uma cada vez maior intrusão nas decisões individuais, uma limitação à liberdade de investimento e de rendimento, e um país que é cada vez mais apenas para ricos.

Nota final: Carlos Moedas ganhou há poucas semanas as eleições para a Câmara de Lisboa, mas parece que o PS quer repetir o modelo de geringonça de 2015. Perde, mas ganha. É um sinal para as legislativas?

Sem comentários: