domingo, 27 de março de 2022

Estas São As Frases

 A nova situação: do Estado Novo ao Partido-Estado - 48 anos e vários dias de democracia voltámos à Situação. Aquele tempo de política pantanosa que sabemos bloqueado e insustentável mas que vamos prolongando à espera que algo ou alguém aja pos nós. (Helena Matos, OBSR)

Costa tem sorte. Primeiro a culpa era de Passos Coelho. Depois foi a pandemia. Agora, finalmente liberto dos seus fantasmas, veio a guerra. Sem reformas resta gerir os danos que a desagregação impõe.   (André Abrantes Amaral, OBSR)

Retweet Democracia - A Europa não tem unidade linguística. Nem religiosa. Nem cultural. Ainda bem. Somos diversos, plurais. A Europa não tem coesão política interna nem externa. Essa é a nossa tragédia, o flanco exposto.      (Eugénia de Vasconcellos, OBSR)

Invadir um país sem qualquer justificação é realmente um crime. E visar os líderes de uma nação é realmente um genocídio. Uma conversa vazia sobre atrocidades prepara o caminho para uma atrocidade total. Este é o estilo do regime de Putin.   (Timothy Snyder, Público

Para um certo tipo de tirano, estar errado ao ponto da perversão é na verdade o objectivo. É grotesco, por exemplo, que Putin acuse o governo ucraniano de ser nazi. O Presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenskii, é um judeu com opiniões políticas moderadas. O seu avô lutou contra os alemães no Exército Vermelho; a família do seu avô foi assassinada no Holocausto. Foi eleito com mais de 70% dos votos por membros de uma sociedade multicultural que geralmente define a sua nação em termos cívicos. A extrema-direita obtém percentagens imperceptíveis do voto ucraniano e não desempenha qualquer papel no governo.

Sem comentários: