domingo, 19 de junho de 2022

A Frase (127)

Não vale a pena tentar assacar a culpa a terceiros: estamos bem uns para os outros. - "Talvez seja útil um banho de água fria que nos devolva à terra e nos faça concentrar no essencial. Portugal caiu seis posições no ranking anual de "Competitividade Global", elaborado pelo IMD, passando da 36ª para a 42ª posição."  (Alberto Castro, dinheiro vivo)

Incerteza será, tecnicamente, a palavra certa. Na prática, angustia-nos o dia de amanhã e reina a confusão, com negacionismos de vários tons, do otimismo irrealista ao pessimismo militante.

Portugal caiu seis posições no ranking anual de "Competitividade Global", elaborado pelo IMD, passando da 36ª para a 42ª posição. 
Descemos na eficiência governativa (de 38 para 43, entre 63 economias analisadas) e na eficiência empresarial (de 38 para 42). 

Não vale a pena tentar assacar a culpa a terceiros: estamos bem uns para os outros. Quando se desce ao detalhe, confirma-se que estamos especialmente mal em vários temas consabidos, desde a política fiscal (56ª posição, em 63!) e as finanças públicas (50ª), até às práticas de gestão empresarial (56ª, idem!). Como é óbvio, o desempenho económico reflete estas debilidades, tendo descido da 43ª para a 46ª posição. (continuar a ler aqui

Sem comentários: