sábado, 10 de dezembro de 2022

Frase (275)

Hoje comemoram-se os 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.Bem a propósito, a reboque do frenesi mediático por causa do campeonato do mundo no Catar, ressoam uníssonas vozes a condenar as alegadas violações que lá se perpetram. Porém, estaríamos num mundo quase perfeito se apenas o Catar fosse desrespeitoso com a maior parte dos Direitos Humanos, decorrente da condição de Estado autoritário e repressor, em desalinho com o desenvolvimento da humanidade.

O atual campeonato do mundo, que de há muito era anunciado, sem grandes contestações, no limite com objeções apenas de natureza climática, transformou-se, inesperadamente, na bandeira dos direitos humanos, ainda que tal bandeira vá sendo hasteada sem o aval do anfitrião do evento, como se tem protestado com clamor global.

 Fica, a esperança de que, de facto, efemérides possam transformar-se em emblemas de abrangente reivindicação internacional, como fenómenos irrefutáveis do tempo presente. Pese embora o hiato entre a escolha do país sede e o início do certame -- uma década perdida -- é sempre alentador perceber que os relvados e arquibancadas do Catar podem ser divisor de águas na defesa de grandes causas à humanidade.to do árbitro para a bola começar a rolar.             (Elizabeth Accioy, DN)

Sem comentários: