sábado, 14 de janeiro de 2023

Saiba Como Vai Este País

As pessoas convidadas para o Governo não são “candidatas” a coisa nenhuma. São escolhidas por quem de direito. E não devem ser obrigadas a responder a questionários arbitrários e intrusivos.   

Para que serve o Primeiro Ministro? Não é para escolher, inquirir e designar? E para tomar a responsabilidade das suas escolhas? Para que serve o Tribunal Constitucional? E os tribunais? E o Ministério Público? E o Tribunal de Contas? E a Autoridade Tributária? E as polícias? E sobretudo, acima de tudo, para que serve a Assembleia da República? Não é justamente para fiscalizar e escrutinar?

Uma coisa é certa: todos estes procedimentos dependem ou devem depender das instituições. O recurso a entidades aberrantes, do género do “mecanismo” agora criado, não resolve o problema, tem consequências nefastas e não reforça a democracia nem o Estado de direito. Uma e outro, pelo contrário, ficam dependentes do arbítrio político e da força de quem exerce o poder.  (Excertos do texto  de António Barreto, hoje no Público ) Ler aqui texto completo

Sem comentários: