terça-feira, 11 de junho de 2024

A Frase (132)

Fechou-se um ciclo eleitoral com as europeias, que deram uma vitória marginal do PS, poucochinha para quem apostava na queda do governo no Orçamento para 2025.  (António Costa, ECO)

Pedro Nuno Santos é um dos vencedores da noite, claro. A escolha de Marta Temido foi de enorme risco, pelo estado do SNS e por um caso, o das gémeas, que afetou o secretário de Estado Lacerda Sales, pelo manifesto desconhecimento do que é a União Europeia, pela decisão de deixar um europeísta convicto, Francisco Assis, no número dois da lista. 

Por um se ganha, por um se perde. A vitória é poucochinha, sim, perdeu um deputado face aos nove anteriores, e sobretudo quando à sua esquerda há uma derrocada. Ainda assim, ganhou, e percebeu o que lhe disseram os eleitores: Prepare uma alternativa para ir a eleições, mas a prazo, não a curto prazo, e foi isso que disse. O secretário-geral do PS anunciou os Estados Gerais para os próximos meses, ou seja, prepara-se para deixar passar o orçamento (mas convém que não continue com a estratégia de pressão alta no Parlamento, sob pena de ir mais cedo a eleições do que desejaria. (ler texto completo)

Sem comentários: